• Home
  • Politica
  • Tramonte lidera e disputa pela vice-liderança é acirrada, aponta pesquisa DATATEMPO

Tramonte lidera e disputa pela vice-liderança é acirrada, aponta pesquisa DATATEMPO

O deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) lidera a corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte com 27,6% das intenções de voto, segundo a quarta rodada da pesquisa DATATEMPO. Tramonte mantém uma vantagem de 16,8 pontos percentuais sobre o deputado estadual Bruno Engler (PL), que ocupa a segunda posição com 10,8%.

[LINKS]

A pesquisa revela um empate técnico entre cinco candidatos na disputa pela vice-liderança. A deputada federal Duda Salabert (PDT) é a terceira colocada com 10,1%, seguida pelo prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), com 8,7%, e pelo senador licenciado Carlos Viana (Podemos), com 8,6%.

O deputado federal Rogério Correia (PT) aparece em sexto lugar com 7,8%. Além disso, o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (MDB), está na sétima posição com 2,8%, enquanto Indira Xavier (UP) e Wanderson Rocha (PSTU) têm 0,4% e 0,2%, respectivamente.

Comparando com a pesquisa anterior, Tramonte aumentou sua vantagem em relação a Engler. Na rodada anterior, Tramonte tinha 22,4% das intenções de voto, contra 12,9% de Engler.

Cenário espontâneo

No cenário espontâneo, 55,2% dos eleitores não sabem ou não responderam sobre sua escolha. Fuad Noman lidera numericamente nesta categoria com 5,8%, seguido por Tramonte com 5,4% e Engler com 5,3%. Duda Salabert e Rogério Correia têm, respectivamente, 3,1% e 2,5%.

As entrevistas da pesquisa aconteceram entre 7 e 11 de agosto com 1.200 entrevistas domiciliares e tem uma margem de erro de 2,83 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE-MG sob o número 08627/2024.

Saiba candidatos que demonstraram interesse à prefeitura de Belo Horizonte até o momento:

Eleitorado mineiro

A cada eleição, o eleitorado mineiro cresce. Em 2024, serão 16.469.155 de pessoas aptas a ir às urnas no dia 6 de outubro.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Minas Gerais continua sendo o 2º maior colégio eleitoral do País, atrás apenas de São Paulo. Mineiros representam 10,56% do total do eleitorado brasileiro, que é de 155.915.680 pessoas.

Em 2024, as mulheres continuam sendo maioria — 52% do eleitorado mineiro. O número de pessoas que escolheu usar o nome social no título de eleitor também aumentou: são 3.024 agora. Além disso, 123.433 pessoas declararam ter algum tipo de deficiência.

 



VEJA MAIS

Confira o funcionamento dos supermercados em Minas Gerais no feriado de Corpus Christi

A Associação Mineira de Supermercados (AMIS) informa que as lojas do setor situadas em Belo…

Atraso de reunião do G7 faz Lula cancelar encontro com Zelensky

Atraso na reunião do G7, em Kananaskis, oeste do Canadá, não permitiu que o presidente…

Câmara debate proposta para reabrir prazos para prefeituras parcelarem dívidas com a Previdência

Uma proposta da deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), marcada para a terça-feira (17), foi avaliada…