Durante um painel de ontem (5) na Sala Alto Paranaíba, do 39º Congresso Mineiro de Municípios, o superintendente de Proteção Social Básica, Nelson Maure, ressaltou a relevância do acompanhamento familiar no programa Bolsa Família. Ele enfatizou que é fundamental discutir e fortalecer a inclusão das famílias, especialmente aquelas que estão em risco de não cumprir as condicionalidades do programa.
Maure destacou a importância do trabalho social e do acompanhamento contínuo para alcançar os objetivos do Bolsa Família. Ele salientou a necessidade de estimular esse processo de acompanhamento, enfatizando que isso é essencial para garantir o sucesso do programa.
“Temos como prática nos municípios a atuação da gestão das condicionalidades, mas também precisamos discutir e fortalecer a importância da inclusão das famílias no programa Bolsa Família, principalmente, aquelas que estão em processo de não cumprimento das condicionalidades, estejam inseridas no trabalho social com famílias e no acompanhamento familiar, seja ele no âmbito do CRAS ou do CRES”, declarou o superintendente.
A discussão aconteceu no segundo dia do 39º Congresso Mineiro de Municípios, que está acontecendo no Expominas, em Belo Horizonte. O evento recebe prefeitos de todo o estado no Expominas e oferece mais de 300 painéis temáticos.
Discussões
Um dos destaques do primeiro dia foi o painel “Encontro de Mulheres Municipalistas: liderando com inovação e inclusão”. O evento contou com a presença da presidente do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tânia Ziulkoski, da assessora da prefeitura de Coronel Fabriciano, Flávia Freitas, de prefeitas, deputadas e vereadoras.
Ontem, o Palco Minas Gerais recebeu as discussões sobre as eleições municipais deste ano com o encerramento do Projeto Antes do Voto, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM). O evento, intitulado “Fórum Eleições Municipais 2024”, reuniu autoridades, especialistas e profissionais do direito eleitoral para pum debate sobre o processo eleitoral.
As inscrições pela internet já foram encerradas, mas é possível fazer um credenciamento no local do evento para as salas em que houverem vagas.