A skatista brasileira Rayssa Leal, de 17 anos, se classificou para a final do skate feminino nos Jogos Olímpicos Paris 2024. A atleta obteve a maior nota de uma manobra já anotada nas Olímpiadas entre homens e mulheres.
Rayssa Leal não foi bem na primeira etapa da prova classificatória. A brasileira tirou apenas 59,88 pontos na volta que deu na pista. Com o resultado, Rayssa se viu pressionada a tirar boas notas na fase de manobras. Eram cinco chances para acertar duas notas acima de 85 pontos.
E ela conseguiu! A brasileira cravou na sua segunda manobra 92,88 pontos, a maior nota já dada a um skatista na história das Olimpíadas, considerando as categorias masculina e feminina. Com o resultado, Rayssa Leal somou, ao todo, 241,43 pontos.
Mas nem assim ela estava garantida na final. Ainda faltava uma bateria com três participantes que são consideradas favoritas à medalha nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Mas deu tudo certo para a brasileira, medalha de prata em Tóquio 2021. Rayssa ficou em sétimo e disputa a final a partir de 12 horas (horário de Brasília).