Rebeca Andrade pode escrever seu nome mais uma vez na história da ginástica artística. Dessa vez, de forma um pouco mais literal. A brasileira enviou ao Comitê Técnico o Triplo Twist Yurshenko, o salto nunca foi performado em competições oficiais.
Caso consiga executar o salto inédito nos Jogos Olímpicos de Paris, ele vai levar seu nome, repetindo os passos de Daiane dos Santos, que dá nome ao duplo twist carpado (Dos Santos I) e ao duplo twist esticado (Dos Santos II).
Rebeca enviou o vídeo executando o elemento ao Comitê Técnico Feminino da Federação Internacional de Ginástica (FIG), que concedeu ao salto um valor de dificuldade alto, de 6,0.
O Triplo Twist Yurchenko consiste em um roundoff no trampolim, um back handspring na mesa de salto e um backflip com três giros antes do pouso. O critério para que ele leve o nome da ginasta brasileira é que ela consiga realizar os elementos originais sem falhas graves. Isso deve acontecer em pelo menos uma fase da competição.
A Federação Internacional de Ginástica comemorou nas redes sociais o envio do salto por Rebeca e disse que, assim como os fãs brasileiros, também está ansiosa para sua execução.
Yeah…we’re excited too. 😅#Paris2024 | #Gymnastics https://t.co/SwnZKyluip
— FIG (@gymnastics) July 25, 2024
No início do mês de julho, Rebeca apareceu em um vídeo no canal oficial do Time Brasil treinando o Triplo Twist Yurshenko. Na época, ainda não existia confirmação se a ginasta ia tentar executar o salto na Olimpíada.
Estreia da ginástica em Paris 2024
Rebeca Andrade e a equipe feminina de ginástica estreiam nos Jogos Olímpicos de Paris no domingo (28). O Brasil está na quinta e última subdivisão e começa pelo salto.
Depois, as brasileiras disputam, na ordem: barras assimétricas, trave e solo. As oito melhores equipes avançam às finais, que acontecem na terça-feira (30). Já a final do individual geral acontece no dia 1º de agosto.
As finais femininas dos aparelhos acontecem depois da final do individual geral, em dias diferentes.
- Salto – 3 de agosto
- Barras Assimétricas – 4 de agosto
- Trave – 5 de agosto
- Solo – 5 de agosto
Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: