A esgrimista brasileira Nathalie Moellhausen perdeu o duelo de estreia nos Jogos Olímpicos Paris 2024 para a canadense Ruien Xiao, de apenas 16 anos, e foi eliminada da competição. Ela passou mal no meio da disputa, retornou, mas revelou após a derrota ter descoberto um tumor nas costas.
A brasileira de 38 anos estava internada por problemas de saúde e revelou após a derrota que precisará passar por uma cirurgia para a retirada de um tumor benigno nas costas ainda esta semana. “Não estou em condições de… Tudo o que tenho que dizer será após a cirurgia na semana que vem”, disse para as câmeras brasileiras no ginásio de Paris.
Moellhausen precisou ser atendida no meio do combate contra a canadense. Ela se sentiu mal faltando cerca de 1 minuto e meio para o fim, sentou-se no chão e precisou de ajuda para se recuperar. Minutos depois, retornou ao duelo e conseguiu pontuar três vezes até tomar o 15º ponto.
Na saída do combate, a brasileira parecia cambaleante e, ao lado dos treinadores, mandou o recado.
Campeã mundial em 2019, a brasileira era uma das cabeças-de-chave da esgrima nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Superação olímpica
Assim como Nathalie Moellhausen na esgrima, outra atleta brasileira que demonstrou superação olímpica para disputar Paris 2024 foi a jogadora de rugby Raquel Kochhann. A brasileira tratou um câncer, manteve-se nos gramados e vai disputar os jogos pela terceira vez. Ela foi a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura.