O estádio Mineirão em Belo Horizonte será palco de jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027. O anúncio foi feito pela Fifa nesta quarta-feira (7).
Em publicação nas redes sociais, o presidente da Fifa Gianni Infantino confirmou a capital mineira como uma das oito cidades-sede para o evento. Além de BH, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo receberão jogos da competição.
O Brasil sediará a Copa do Mundo Feminina da Fifa pela primeira vez, durante os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027, tornando-se também o primeiro país sul-americano a receber o torneio. A Copa do Mundo Feminina 2027 será a décima edição do torneio, com 32 seleções competindo pelo título.
O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, comemorou o anuncio em evento no gigante da Pampulha: “Primeiramente é agradecer a confiança da FIFA em apostar mais uma vez em BH. Fomos sede da copa do mundo masculina e agora também na copa do mundo feminina. Isso mostra a importância da nossa cidade e o que significa para o futebol o tamanho da cidade e o Mineirão”.
“Hoje a gente pode dizer a vocês que Belo Horizonte está preparada para fazer da nossa cidade uma grande sede”.
A candidatura brasileira enviada à Fifa prevê oito jogos em BH, sendo cinco de primeira fase, um de oitavas de final, um de quartas de final e a disputa do terceiro lugar. Essa programação precisa ser ratificada pela Fifa. A decisão será disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Palco de seis partidas da Copa do Mundo Masculina de 2014, o Mineirão também recebeu jogos da Copa das Confederações (2013), Jogos Olímpicos (2016), Copa América (2019), além de duelos da seleção brasileira nas Eliminatórias para as Copa de 2018 e 2022.