• Home
  • Politica
  • Justiça eleitoral fará cartazes em línguas indígenas em Minas Gerais

Justiça eleitoral fará cartazes em línguas indígenas em Minas Gerais

A Justiça Eleitoral de Minas Gerais determinou que, a partir do pleito de 2024, todos os cartazes colocados em seções eleitorais de terras indígenas Maxakali sejam escritos na língua da tribo. As peças informam sobre regras da eleição como o uso de celulares, boca de urna, horários de votação, e proibição de boca de urna. Também serão traduzidas os cartazes que identificam a seção eleitoral e orientam sobre filas preferenciais.

Na cidade Bertópolis, na terra indígena de Pardinho, são 468 eleitores indígenas divididos em duas seções eleitorais. Já em Santa Helena de Minas, na terra indígena Água Boa, são 564 indígenas, também divididos em duas seções.

A determinação é mais um passo do projeto “Democracia, Cidadania e Justiça” criado pelo juiz da quarta zona eleitoral, Matheus Moura Matias Miranda, em 2021. O projeto tenta ampliar o acesso dos Maxakali à justiça para consolidar direitos e cidadania da tribo. Além dos cartazes para facilitar a votação, multirões de emissão de documentos nas reservas também acontecem.

A iniciativa já recebeu diversos prêmios e reconhecimentos. Entre eles, o da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O projeto  foi a única iniciativa do Brasil incluída no relatório “Embracing Innovation in Government: Global Trends 2023”. O levantamento destaca iniciativas do setor público para inovar na prestação de serviços, enfrentar desafios e oferecer resultados positivos à sociedade.

Em 14 e 15 de setembro, equipes da quarta zona eleitoral visitaram os dois locais para aplicar um treinamento de utilização das urnas eletrônicas para mais de 500 pessoas.

*Com Estadão Conteúdo



VEJA MAIS

Confira o funcionamento dos supermercados em Minas Gerais no feriado de Corpus Christi

A Associação Mineira de Supermercados (AMIS) informa que as lojas do setor situadas em Belo…

Atraso de reunião do G7 faz Lula cancelar encontro com Zelensky

Atraso na reunião do G7, em Kananaskis, oeste do Canadá, não permitiu que o presidente…

Câmara debate proposta para reabrir prazos para prefeituras parcelarem dívidas com a Previdência

Uma proposta da deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), marcada para a terça-feira (17), foi avaliada…