O francês Léon Marchand fez história na natação olímpica em Paris 2024, nesta quarta-feira (31).
O nadador de apenas 22 anos ganhou duas medalhas de ouro, nos 200m borboleta e nos 200m peito, batendo o recorde olímpico em ambas as provas — e chegando a três, no total.
Desde os Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, um nadador não vencia dois ouros no mesmo dia em provas individuais. Nem mesmo Michael Phelps, maior nadador de todos os tempos, conseguiu isso.
Grande estrela da França na Olimpíada de Paris
Nadando em casa, Marchand se tornou a grande estrela da França na atual edição dos Jogos Olímpicos e conquistou a torcida.
Em suas provas, a cada momento em que Marchand levanta a cabeça para respirar, os torcedores gritavam “Allez!”, tradicional grito de incentivo francês, algo como “vamos!”, em português.
Nos dois ouros que conquistou, Marchand não chegou a ser desafiado, liderando ambas com certa folga. Ele ajudou a França a chegar à marca de oito medalhas de ouro, assumindo a segunda posição do quadro de medalhas.
Elogios de Phelps a Marchand
Na transmissão do canal norte-americano NBC, Michael Phelps exaltou o feito de Léon Marchand.
“Essa é provavelmente a maior dobradinha da história do esporte”, opinou o ex-nadador.
“Para conseguir ir de um 1:52 para um 2:05, o garoto obviamente sabe nadar, sabemos disso, e se não soubéssemos antes, ele vai ficar aqui por muito tempo. Ele vai fazer muito barulho”, apostou Phelps.
Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: