A campeã olímpica de adestramento, Charlotte Dujardin, pode responder criminalmente na Inglaterra depois de aparecer em um vídeo agredindo um cavalo durante os treinos. A gravação feita há cerca de 4 anos veio à tona nos últimos dias. Charlotte desistiu de participar das Olimpíadas deste ano e foi suspensa pela Federação Equestre Internacional (FEI).
Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver a atleta golpeando o animal com um chicote no treino. No fundo da gravação, ao que parece, uma pessoa também ri da situação. Veja:
Depois do vídeo vir à tona, a mulher anunciou desistência da participação nos Jogos Olímpicos de 2024, realizado em Paris, capital da França. Na publicação, Charlotte fala em “erro de julgamento”.
“O que aconteceu foi completamente fora de caráter e não reflete como treino os meus cavalos ou treino os meus pupilos, no entanto não há desculpa. Estou profundamente envergonhada e deveria ter dado um melhor exemplo naquele momento”, disse.
Investigação e processo criminal
Segundo o The Sun, a FEI iniciou uma investigação sobre o caso e suspendeu a atleta, de forma provisória, por seis meses. Além disso, Charlotte perdeu o direito de participar de qualquer evento durante todo processo investigativo.
A federação também tem a prerrogativa de encaminhar o caso e todas as suas provas para a polícia, o que normalmente ocorre em casos parecidos.
Charlotte Dujardin é considerado um dos principais nomes do hipismo mundial e, principalmente, do Reino Unido. A atleta tem dois ouros em Londres 2012 (individual e equipes) e um no Rio de Janeiro 2016 (individual). Além de uma prata no Rio (equipes) e dois bronzes (equipe e individual) em Tóquio 2020.