• Home
  • Politica
  • ALMG aprova Política Estadual de Trabalho com apoio para Pessoas com Deficiência

ALMG aprova Política Estadual de Trabalho com apoio para Pessoas com Deficiência

Na manhã desta quarta-feira (28/8/24), o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 1.239/23. O projeto institui a Política Estadual de Trabalho com Apoio para Pessoas com Deficiência. O objetivo da política é facilitar o acesso, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O projeto, de autoria do deputado Grego da Fundação (PMN), recebeu aprovação conforme o novo texto sugerido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, conhecido como substitutivo nº 1. Este substitutivo ajusta o conceito de trabalho com apoio e aprimora os princípios e diretrizes da política proposta.

Entre os princípios da política estão o exercício dos direitos das pessoas com deficiência, a inclusão produtiva e o uso de tecnologia assistiva. As diretrizes incluem formação, aprimoramento, capacitação e assessoramento profissional para pessoas com deficiência que necessitem desses serviços.

Os serviços de trabalho com apoio poderão ser realizados em parceria com sociedades comerciais, empresas, cooperativas, sindicatos, profissionais autônomos e universidades. A metodologia proposta busca encontrar um emprego compatível com o perfil do candidato antes de iniciar o treinamento para a atividade laboral, com o suporte de um profissional especializado.

A proposta agora seguirá para análise do 2º turno da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.



VEJA MAIS

Confira o funcionamento dos supermercados em Minas Gerais no feriado de Corpus Christi

A Associação Mineira de Supermercados (AMIS) informa que as lojas do setor situadas em Belo…

Atraso de reunião do G7 faz Lula cancelar encontro com Zelensky

Atraso na reunião do G7, em Kananaskis, oeste do Canadá, não permitiu que o presidente…

Câmara debate proposta para reabrir prazos para prefeituras parcelarem dívidas com a Previdência

Uma proposta da deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), marcada para a terça-feira (17), foi avaliada…